Caminhada

Sapatos na nuca
Saia amarrada
Embaraço de fios
passos marcados

Areia nos olhos
Pouca visão
Areia dos dedos
Roçando no chão

Cabelos ao vento
Cabeça no ar
Olhar esquecido
De tanto calar

Longa caminhada
Na areia molhada
Gotas da jornada
Na saia enrugada.

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Reflexão para 2013

Escutei muito esse ano de algumas pessoas: "Para mim datas como Natal e Ano Novo não tem significado algum. Para mim, as questões que essas datas inspiram devem ser relevantes por todo o ano."

Acho que essas pessoas tem razão, porém, isso merece uma reflexão, pois, será que a humanidade, pelo menos a grande maioria, está preparada para perceber a vida assim? Será que não ficaríamos totalmente perdidos se não tivéssemos datas assim para lembrar de temas como metas, planejamento, solidariedade e caridade? Infelizmente a resposta é sim, pelo menos na minha concepção.

O Natal carrega em si excessos de compras, de comida, bebida, a chatice de ter que rever aquele tio chato do interior ou o irmão que vc brigou o ano inteiro. Mas também acende pensamentos tais como: ser solidário com quem precisa, aprender a perdoar, ter compaixão, abraçar as pessoas, enfim, pensar no outro.

Já o ano novo inspira planejamento, retrospectiva, nos inspira a pensar nas coisas que precisamos melhorar.

A grande questão aqui é que nós devíamos fazer e pensar nessas coisas o ano inteiro. Todos os dias deveriam ser perfeitos para compartilhar, ser solidário, planejar... mas ainda não fazemos isso. Estamos muito longe de fazer desses pensamentos parte do nosso dia-a-dia. Sem generalizar, ainda somos movidos por causas externas, muitos vão deixando a vida levar, confiando na sorte e não se preocupam com o outro. E ter datas assim nos ajuda a pensar nessas questões e, pelo menos, uma vez por ano, nós paramos para pensar em tudo isso. Imagino o que aconteceria se não tivéssemos essas datas...

Fica aqui a minha reflexão e resoluções para 2013: pensar mais nos outros, ser mais solidária, mais paciente, mais misericordiosa com as dificuldades do outro e com as minhas próprias dificuldades. Aprender a perdoar tanto o outro quanto a mim mesma, não ser levada por causas externas e sim decidir mais a minha vida, ser dona dos meus atos e responsável por cada um deles, planificar minha vida, ter metas mais claras e cumpri-las, ser mais próxima da minha família e dos meus amigos e, enfim, aprender todos os dias a ser melhor.

E é isso que desejo a toda a humanidade. Que possamos ser melhores a cada dia. Quem sabe um dia possamos não ter somente algumas datas especiais por ano, mas que todos os nossos dias sejam dias especiais para realizações.

Um 2013 incrível.

Joyce Baena.


Nenhum comentário:

Postar um comentário